top of page
_The_School_of_Athens__by_Raffaello_Sanz
Escola de Atenas, de Rafael
É mestre em Ciência Política pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília sob a orientação do prof. Joscimar Souza Silva. Sua dissertação 2022 NUMA CASCA DE NOZ: PERSONALISMO POLÍTICO E O TWITTER COMO PLATAFORMA POLARIZANTE foi defendida em março de 2024. Sua dissertação envolveu o uso de técnicas avançadas de ciência de dados como análise de topologia de redes de maneira a investigar processos de polarização afetiva e personalismo político no Twitter, e contribui para a área das Ciências Sociais Computacionais.

É hoje doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Ciência Política Universidade de Brasília (IPOL UnB), novamente sob a orientação do prof. Joscimar Souza Silva. Prossegue a pesquisa na área das Ciências Sociais Computacionais, desenvolvemento ferramentas de ciências de dados voltadas para Mídias Sociais Digitais de maneira a compreender os fenômenos da polarização afetiva e personalismo político em redes de forma comparada.
É bacharel em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS UFRJ). No Rio de Janeiro, desenvolveu trabalhos voltados ao estudo do fenômeno do alienamento político, particularmente em plataformas de Mídias Sociais Digitais.

Através de iniciativas como o Laboratório de Inovação Cidadã (LABIC) Territórios, divulgou seus primeiros trabalhos acadêmicos através deste espaço de extensão universitária.
Jan_Matejko-Astronomer_Copernicus-Conversation_with_God.jpg

O curso de Análise de Redes Sociais (ARS) aprofundou o conhecimento obtido no contexto de seu mestrado. A ARS é um método ainda pouco explorado na Ciência Política Brasileira, e é poderoso na análise tanto de de desenhos de pesquisa quantitativos quanto qualitativos. Este curso foi realizado na I ESCOLA DE MÉTODOS em CIÊNCIA POLÍTICA, qual foi membra da comissão organizadora.

Astrônomo Copérnico conversando com Deus, de Jan Matejko

bottom of page